quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Deputada Valéria Macedo defende aprovação de projeto para área da saúde em Imperatriz


A Deputada Valéria Macedo (PDT) voltou à tribuna hoje (4) tratando de duas questões essenciais para a região Tocantina. A primeira foi sobre a assinatura do governador Flávio Dino de convênio com a clínica de Imperatriz Oncorradio - especializada em tratamento de câncer por radioterapia.
Valéria também solicitou uma força-tarefa do governo para aprovação do projeto da Unacon para Imperatriz, em virtude de cobertura maior, cerca de 1,2 milhão de pessoas nas regiões Tocantina, Sul e Centro do Maranhão, como prevê o projeto. 

O convênio entre o Estado e a Oncorradio possibilita o tratamento radioterápico de 50 pacientes/mês, ou seja, o atendimento de cerca de 300 pessoas em seis meses.

Valéria diz que “é um bom começo e uma solução emergencial para um problema crônico que se arrasta há tempos, mas a solução mais ampla passa pela aprovação do projeto da Unacon no Hospital Municipal de Imperatriz”.

A deputada rememorou sua luta juntamente com a Ampare, com o Prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, com o próprio Dr. Gumercindo Leandro, que é sócio-proprietário do Oncorradio e várias outras pessoas pela habilitação do HMI como unidade de Assistência em Alta Complexidade em oncologia – UNACON junto ao Ministério da Saúde em Brasília.

“Realizei audiências públicas, fiz pronunciamentos nesta casa, fiz indicações, requerimentos, participei de audiências e sessões na Comissão Intergestores Bipartite – CIB/MA; enfim, realizei muitos esforços para que estes serviços chegassem para a população”, disse.

Acrescentou que os serviços estão chegando, numa “louvável ação administrativa do governador Flávio Dino”, e que agora “é necessária uma força-tarefa para aprovação do projeto junto ao Ministério da Saúde da habilitação da UNACON em Imperatriz”.

Em segundo lugar, a deputada voltou a tratar do plebiscito que envolve os municípios de Senador La Rocque, Buritirana e João Lisboa, sobre os seus limites territoriais. 

Segundo a parlamentar, fez relatório da audiência em Imperatriz com o Governador Flávio Dino e uma Comissão formada pelo promotor dos municípios de Senador La Rocque e Buritirana Dr. Eduardo, do prefeito Francisco Nunes de Senador La Rocque e Vagtônio Brandão de Buritirana, de vereadores, lideranças comunitárias, dentre outras.

Valéria informou que “o governador Flávio Dino comprometeu-se no sentido de fazer gestão junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para que organize e realize a consulta plebiscitária”.

Solicitou ao Presidente Humberto Coutinho que encaminhasse ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, cópia do Decreto Legislativo referido e, ao mesmo tempo, solicitando dele providências para realização da consulta plebiscitária, uma vez que a indefinição territorial tem deixado a população de cerca de 10 povoados com mais de 5 mil pessoas sem serviços públicos essenciais de saúde e educação, dentre outros”.

A Deputada Francisca Primo (PT) aparteou Valéria reconhecendo sua luta pela Unacon em Imperatriz, o mesmo fazendo o deputado Professor Marco Aurélio, que também defendeu a realização do plebiscito.


Assecom/Deputada Valéria Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário